ECOPS: o primeiro monitor automático de partículas em suspensão e partículas sedimentáveis
26/08/2021 3:00 pm
O material particulado (MP) é um poluente atmosférico presente em diferentes ambientes terrestres. As partículas são geralmente classificadas de acordo com seu diâmetro aerodinâmico, geralmente medido em micrômetros. Os indicadores comumente usados para descrever o MP referem-se às concentrações de partículas em suspensão no ar, por exemplo: PTS, MP10, MP2.5. Quanto mais finas as partículas, mais risco à saúde elas potencialmente oferecem. Além disso as partículas sedimentáveis (PS), que se depositam em superfícies, podem causar incômodo, sujidade e danos ambientais resultantes dessa deposição.
Ao longo dos anos, a EcoSoft tem trabalhado na inovação e aprimoramento das tecnologias para a ampliação da densidade amostral e capacidade de monitoramento. Como resultado, desenvolvemos o ECOPS, o primeiro monitor contínuo que mede simultaneamente as concentrações de partículas em suspensão (PTS, MP10, MP2.5 e MP1.0) e a taxa de deposição das partículas sedimentáveis (PS). As concentrações de partículas em suspensão são medidas por um contador de partículas a laser e as partículas sedimentáveis são medidas por uma microbalança de cristal quartzo. Tudo em um só monitor leve, compacto, eficiente e fácil de operar.
As soluções desenvolvidas pela EcoSoft para o monitoramento contínuo e automático das partículas sedimentáveis são inéditas a nível mundial. A capacidade de monitoramento de partículas sedimentáveis em tempo real é um marco na gestão das emissões atmosféricas e da qualidade do ar.
Os métodos manuais para a determinação da taxa de deposição de partículas sedimentáveis (ABNT NBR 12.065/MB-3402 e ASTM D 1739–98) consistem na utilização de jarro de sedimentação para a quantificação da taxa de deposição de partículas em uma determinada área durante o período de 30 dias. Portanto, além de estarem sujeitos à diversas interferências, que podem comprometer a determinação da taxa de deposição de partículas sedimentáveis, os métodos manuais geram resultados médios de 30 dias de exposição, apresentados apenas após a análise laboratorial. Em outras palavras, com os métodos manuais, os dados médios de 30 dias descrevem sempre uma condição ambiental do passado.
Com o ECOPS a taxa de deposição de partículas sedimentáveis é determinada de forma contínua, automática, em tempo real. Assim, é possível aprimorar o conhecimento sobre a relação emissões atmosféricas x qualidade do ar e inserir variáveis de decisão que potencializam a gestão ambiental atmosférica.
O ECOPS pode ser calibrado por referência com estações automáticas de monitoramento homologadas e/ou métodos manuais homologados. A EcoSoft dispõe de laboratório especializado equipado com duas câmaras de calibração de partículas, únicas na América Latina, para a realização dessa calibração. Uma vez calibrado, o ECOPS produz medições comparáveis aos equipamentos de referência homologados pela USEPA.